publicações

livros

Desvios de mim: autorrepresentação e cena teatral contemporânea. Adaptado da tese de doutorado defendida na UNIRIO em 2017. Rio de Janeiro: Edições Teatro do Pequeno Gesto, 2021.

Conversa sobre o espetáculo Kondima – sobre travessias. Entrevista com a Troupp Pas D’Argent. Rio de Janeiro: Teatro Número Três, 2021.

Viagem a Nova York. Dramaturgia do espetáculo teatral estreado em 2018. Rio de Janeiro: Teatro Número Três, 2020.

Dossiê de estudos sobre o espetáculo Viagem a Nova York. Rio de Janeiro: Teatro Número Três, 2019. Organizador da coletânea.

dissertação

Cenas da voz: a sonoridade no teatro de Aderbal Freire-Filho, Moacir Chaves e Jefferson Miranda. Dissertação de mestrado defendida na UNIRIO em 2012. Base de dados da Biblioteca da UNIRIO.

artigos

Relato do isolamento. Apresentação da peça publicada Viagem a Nova York. Rio de Janeiro: Teatro Número Três, 2020.

Imagem e reencenação no teatro documentário da atualidade. Avanca | Cinema 2019. Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2019.

As recusas na escrita de Viagem a Nova York. Dossiê de estudos sobre o espetáculo Viagem a Nova York. Rio de Janeiro: Teatro Número Três, 2019.

Autobiografia cênica de uma atriz fracassada. Escritos, Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, n. 11, 2017.

O desvio do olhar em Douleur exquise, de Sophie Calle. Anais do Seminário de estudos sobre o espaço biográfico: desafios da bioficção, UFBA, 2013. Salvador: EdUFBA, 2018.

A manipulação da forma de Moacir Chaves. O Percevejo Online, periódico da Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, v. 5, n. 1, 2013.

A fidelidade do ‘romance-em-cena’ de Aderbal Freire-Filho. Outra Travessia, periódico da Pós-Graduação em Literatura da UFSC, n. 16, 2013.

Silêncio no teatro de Jefferson Miranda. Revista Portfolio EAV, periódico da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, v. 1, n. 2, 2013.

Manipulações sonoras e visuais: conversa com Moacir Chaves. Revista Questão de crítica, v. 5, n. 50, 2012.

Desmistificação na cena contemporânea: exemplos dos coletivos portugueses Colectivo 84 e Visões úteis. O Percevejo Online, periódico da Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, v. 3, n. 1, 2011.

Recortes pessoais de um teatro (resenha de Fotografia de palco de Lenise Pinheiro). Revista Folhetim Teatro do Pequeno Gesto, n. 28, 2009.

Confronto entre linguagem e natureza (artigo sobre as peças de Bernard-Marie Koltès). Blog Na solidão dos campos de algodão, 2009.

Adaptando a partir do dissenso (artigo sobre o grupo Os Dezequilibrados). Revista Questão de crítica, v. 1, n. 1, 2008.

críticas teatrais

Olhar para o estranho familiar (crítica de Mulheres com H maiúsculo, da Cia de Teatro Gungu). Revista Questão de crítica, v. 1, n. 4, 2008.

Perguntas a Nelson (crítica de Cuidado com o cão, da Cia de Teatro Íntimo). Revista Questão de crítica, v. 1, n. 3, 2008.

O que sobra do ritual? (crítica de Todo o tempo do mundo, da Cia Studio Stanislavski). Revista Questão de crítica, v. 1, n. 2, 2008.

Fluidez e estranheza (crítica de Cachorro!, da Cia Teatro Independente). Revista Questão de crítica, v. 1, n. 1, 2008.

editoração

Criador do selo Edições Teatro Número Três. Editor e diagramador de todos os livros publicados digitalmente na coleção (desde 2019).

Editor assistente de O Percevejo Online, periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (2011 a 2013).

Editor assistente da Revista Folhetim, publicação da companhia Teatro do Pequeno Gesto, cuja editora geral é Fátima Saadi (2007 a 2010).

Membro fundador da Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais Questão de crítica. Co-editor da revista do número 1 ao 8 (2008).